quarta-feira, 30 de julho de 2008

A coragem de dar o primeiro passo...

Se você tentar mudar a sua vida inteira em um dia, as chances de sucesso serão pequenas. Só de pensar nos esforços necessários, você pode ficar paralisado. Porém, você pode até estar estressado e infeliz a respeito do curso da sua vida, mas continua na mesma direção desfrutando da sua zona de conforto.

Muitas vezes o que nos faz não tomar coragem para dar o primeiro passo é o “medo”. Podemos até conhecer os meandros do caminho. Embora sejam desconfortáveis, pelo menos são familiares. Mas, se mudarmos, haverá uma chance de o desconhecido ser ainda pior do que a sua situação atual. O inimigo que você conhece (“medo”) parece menos amedrontador do que o inimigo desconhecido.

Outra razão também comum para a falta de coragem é que elas se sentem sobrecarregadas pela quantidade de trabalho que será necessário. A falta de procura por caminhos alternativos acabam minando a sua coragem e uma pequena mudança, por menor que seja, pode trazer oportunidades inimagináveis.

Psicólogos afirmam que pessoas que começam novos projetos são mais saudáveis e felizes do que aquelas que permanecem sem mudar. Por isso, temos que tomar coragem e tentar fazer pequenas mudanças a cada dia em nossa vida. Pegar uma rua diferente para ir ao mercado, desligar a televisão por uma noite, sorrir para alguém que você não conhece. Esses são pequenos passos para mudar.

A maioria das pessoas estão acostumadas a percorrer a trilha do ganhar e gastar. Tempo é dinheiro. Lêem enquanto comem, vêem televisão enquanto estudam e pensam sobre os seus problemas enquanto dirigem carro. Não é de admirar que estejam tão estressadas e deprimidas.

Mas já é conhecido que viver desta forma não dá. Então, o que você pode fazer para mudar e colocar a sua mente totalmente voltada para um instante de sua vida?

Será que vale a pena sermos eficientes em tudo o que fazemos? O tempo todo? Com todos? Ah, jogue a eficiência pela janela, tome algumas inspirações profundas e relaxantes e entre no momento aproveitando para sentir as sensações em você mesmo, em cada parte do seu corpo, desacelere e saboreie a essência da vida, da sua vida.

A vida não é aquilo que acontece, quando a casa está arrumada, você entrou de férias, o trabalho está pronto, posso folgar um dia.

A vida acontece agora, um momento após o outro. Quando você está neste momento, a eficiência cuida de si mesma, o tempo parece correr menos e a vida é novamente um prazer.

Então, preste atenção na maneira como você realiza as tarefas que formam o seu dia. Leve alguns minutos para provar o que você come, mastigue mais lentamente para extrair aquele sabor extra de cada pedaço. Mesmo que leve mais alguns segundos ou minutos para fazer algo com atenção, terá realizado mais quando relaxar e aproveitar cada tarefa. E isso já vale a pensa para tomar coragem e fazer as coisas de um modo diferente do habitual.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

A sabedoria da natureza

Existe uma charada de criança que é bem interessante: "Até que ponto um cachorro pode entrar no meio do mato?" A solução é uma brincadeira mas dá margens a boas reflexões e nos ajuda a entender como lidar com os conflitos.


A resposta: o cachorro entra no mato até o meio. Só é possível entrar no mato até o meio. Se o cachorro for além do meio, ele não estará mais entrando, mas já estará saindo. Simples, não? Parece bobagem, mas isso quer dizer que, quando vamos além do meio, vamos para outro território. Isso é muito sério!


Numa situação de conflito devemos fazer a mesma coisa: em vez de brigar, é aconselhável ir, no máximo, até o meio do caminho.


Quando se vai além desse limite, já é ataque, é invasão. E quem ataca pode sofrer represália, porque dá ao outro o direito de se defender com o uso da força.


Quando pensamos sobre limites, é comum nos perguntarmos: "Onde é o meio do caminho numa situação de conflito? " Numa questão entre dois países, é a fronteira. Podem-se fazer manobras militares até a divisa com o país vizinho, mais do que isso é invasão. Numa relação interpessoal, o meio do caminho é a outra pessoa. É o respeito ao espaço, ao tempo e ao processo de outra pessoa. Qualquer passo além dessa fronteira também é invasão.Os antigos estrategistas chineses tinham o seguinte princípio: "É melhor recuar um metro do que avançar um centímetro".


Quando invadimos, perdemos a razão, damos ao outro o direito de se defender com uma ação enérgica. Os taoístas também diziam que, "se dois exércitos forem iguais, vence o lado que tiver o general mais compassivo". Isto é, vence aquele general que prefere não brigar, que lamenta a brutalidade e as perdas que a guerra traz. Se ele entrar na guerra, é porque já se esgotaram todas as possibilidades pacíficas. Quanto mais ele puder evitar a batalha, melhor. O general compassivo age como a água: enquanto for possível, ele não confronta.Como na vida diária não temos de enfrentar guerras, ou invasões a toda hora, as coisas são mais fáceis. Podemos lembrar de que as questões quase sempre são como pequenas pedras no rio e que em situações de confronto o melhor é ser como a água. Sabedoria é agir com suavidade, com diplomacia, e não brigar com os obstáculos.





10 coisas para você parar de esperar do seu parceiro


1-Um convite para discutir a relação.

2-Prontidão para o sexo, sempre que você quiser ou vice-versa.

3-Solidariedade para pitis, TPM, menopausa e outras oscilações hormonais.

4-Que ele se pareça com o seu ator, astro de cinema favorito.

5-Que ele seja sensível como você e/ou as suas amigas.

6-Que ele se responsabilize pela sua felicidade.

7-Atenção e carinho em dias de decisão de campeonato para os que são fanáticos ou quando ele tem estado trabalhando demais.

8-Que ele adivinhe o que você quer porque você acha chato ter que explicar o óbvio.

9-Que ele nunca se esqueça das datas importantes, como seu aniversário, o aniversário da relação, o primeiro beijo e etc.

10-Que ele mude.

Como você pode ver, não podemos esperar “tudo” de um homem. Assim como o amor não se pede nem se compra, se conquista não é verdade? Mas não com cobranças ou ameaças, mas com aquelas técnicas de sedução tão conhecidas do mundo feminino. Sedução, não significa submissão, mas a capacidade de voltar a ser atraente, pois muitas vezes acontece de, ao longo de um relacionamento, a mulher deixar de lado sua aparência, interesses e hábitos culturais. Com isso, o valor que você dá a si própria cai, gerando um círculo vicioso em que a baixa auto-estima leva ao descuido e o descuido diminui ainda mais a auto-estima.

Portanto, concentre-se em si mesma. Cuide-se e será cuidada. Procure entender o seu companheiro, mergulhar na alma dele a fim de conhecê-lo, e não ficar enlouquecendo tentando esperar dele atitudes que por ventura, nunca virão.

No verdadeiro amor, não há brigas, e sim discussões; não há desprezo, e sim desaprovação; não há competição, e sim cumplicidade. Amar é estar disponível para compreender os desejos, as fraqueza, os anseios, as perdas, as conquistas, enfim, as potencialidades e os limites do ser amado. Mas, acima de tudo, nunca se esqueça de que a pessoa mais importante para você é você mesma e temo direito (e o dever) de ser feliz.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Você é o resultado de si mesmo


Nunca culpe ninguém, nem se queixe de nada nem dos outros, porque somente você faz sua vida.
Aceite a responsabilidade de edificar-se a si mesmo e de acusar-se pelo fracasso para recomeçar a corrigir-se.
O triunfo do verdadeiro ser humano surge das cinzas do erro.
Nunca se queixe do meio onde vive ou dos que o cercam. Nesse mesmo ambiente, há os que souberam vencer.
As circunstâncias são boas ou más, de acordo com a vontade e a força de seu coração.
Aprende a transformar qualquer situação difícil em uma arma triunfal.
Não se queixe da pobreza, do estado de saúde ou da sorte; enfrente-os corajosamente e aceite que, de qualquer modo são o resultado de seus atos... e a prova de que você deve vencer.
Não se queixe da falta de dinheiro.
Qualquer momento é bom para começar, e nenhum é tão terrível para desistir.
Não se amargure com os próprios fracassos nem os atribua a outros.
Aceite-se agora ou sempre dará desculpas como uma criança. Deixe de enganar-se.
Comece agora mesmo! Você é a causa de si mesmo, de sua tristeza, sua necessidade, sua dor, seu fracasso.
Sim, você foi o ignorante, o viciado, o insaciável, o desordenado e o irresponsável. Você, mais ninguém.
A causa de seu presente é seu passado, como a de seu futuro será seu presente.
Aprenda com os fortes, os ativos, os audaciosos. Imite os corajosos, os enérgicos, os vencedores, os que não aceitam que uma situação seja difícil, os que vencem apesar de tudo.
Pense menos em seus problemas e mais em seu trabalho, e suas dificuldades acabarão.
Aprenda a ser maior que o mais forte dos obstáculos.
Dentro de você, há uma pessoa capaz de qualquer coisa. Olhe-se no espelho de si mesmo. Reconheça-se pela coragem e vontade, não pela fraqueza de justificar-se.
Ao se autoconhecer você será livre e forte e deixará de ser uma marionete das circunstâncias.
Porque você é seu destino, e ninguém pode substituí-lo na construção dele.
Levanta-se, olhe a manhã repleta de luminosidade e força, respire a luz do amanhecer. Você é parte da força da vida.
Desperte, caminhe, mexa-se, lute, decida-se. E você triunfará na vida.


“A adversidade é seguida pelo sucesso e a alegria sucede ao pesar”. (Fé Bahá'í)

domingo, 20 de julho de 2008

Como você serve seu café?


-bule ou garrafa térmica?
-puro, com açúcar ou adoçante, canela ou leite?
-xícara ou copo, porcelana ou descartável?
-com biscoitos ou nada?

Como você vai colocar seus dons, talentos e habilidades ao serviço do mundo? Como você vai servir a humanidade? Vai disponibilizar seus conhecimentos gratuitamente em serviços voluntários? Vai partir para lugares longínquos e dedicar sua vida inteira ao serviço dos necessitados? Vai trabalhar no anonimato? Ou recorrerá a mídia para procurar apoio às suas causas, talvez?

Trata-se de contribuir. Servir. Fazer do mundo um lugar melhor e servir à humanidade através dos nossos dons e talentos.

Bahá’u’llá (Fundador da Fé Bahá’í) nos diz que
“...O mérito do homem repousa no serviço e na virtude e não na ostentação de riqueza e bens”. E ainda afirma que “...é o homem aquele que se dedica hoje ao serviço da humanidade inteira."

Qualquer que seja a abordagem, estou falando em deixar um Legado, prova incontestável de que estivemos aqui e vivemos a nossa vida até o fim, que cumprimos o nosso Propósito, afinal de contas, não estamos neste mundo “só por estar”, “à toa”, temos um Propósito que vai bem mais além do que viver a vida e só. Já se perguntou isso? Como estou vivendo a minha vida? Eu trabalho, estudo, tenho uma família, amigos, um companheiro (a) que amo, saio para me divertir mas, será que a vida é só isso mesmo? Será que não estamos aqui para fazer bem mais do que fazemos e que muitas vezes o que fazemos é tão pouco?

Às vezes você não acha que sua vida está supérflua? Sem sentido? Sem gosto? Sem aroma? Que faz o que faz de qualquer jeito ou de um jeito automático de tanto que está acostumado? Tipo, casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa-balada-casa ou casa-balada-casa, qualquer que seja seu modo de viver a vida você não acha que estar neste mundo tem um propósito maior? Afinal, tudo que há na terra tem um propósito não? E tudo que o homem criou ou cria é baseado num propósito seja ele para o bem ou para o mal. Será possível que tudo que seja criado para evoluir e se desenvolver através dos tempos, tem em vista esta pequena finalidade - uns poucos anos de vida do homem na terra? Não é inconcebível que isto seja o objetivo final da existência não é?

Quem sabe a chave não está em servir? Servir ao seu próximo! Mas não é servir de qualquer jeito, é assumir a responsabilidade de servir certo, com todo o seu amor e sua alma.

Por isso, pense: Se você não servir o café, ninguém o beberá. Se você não puser seus dons e talentos ao serviço dos demais, de que adiantará ficar unicamente com você tudo o que és capaz de servir em prol dos outros? Do que adiantou sacrificar a sua vida inteira obtendo conhecimentos, experiências e etc., se não compartilhar todo essa carga de conhecimentos. Tudo não será em vão?




Bahá’u’lláh nos esclarece que “o universo não teria finalidade se fosse privado da existência do homem, pois o objetivo da sua existência é a manifestação das perfeições de Deus”.

Ao servir o seu café... pense nisso!

sábado, 12 de julho de 2008

Mente Reativa x Proativa: qual é a sua?


Mente reativa é a parte da mente de um indivíduo que trabalha totalmente numa base de S-R e não fica sob o controle da sua vontade ( querer) e que exerce força e poder de comando sobre sua consciência, propósito, pensamentos, corpo e ações.


São afetadas por situações físicas, circunstâncias, sentimentos, condições, outras pessoas. Se o tempo está bom, se o cônjuge está de bom humor, se o pneu furou, se o tempo está chuvoso, sentem-se insatisfeitos, reclamam da vida.


As pessoas reativas são capazes de se deixarem afetar por coisas tão pequenas e insignificantes que perdem um tempo precioso da vida, perdem oportunidades, deixam de realizar sonhos, chegam até a destruir relacionamentos, de tanto se concentrarem em detalhes irrelevantes.


S(estímulo) por ex.: um cisco no olho – eu pisco
R(resposta) por ex.: aspiro poeira - eu espirro


São exemplos de reações a estímulos do organismo.


Assim é com a linguagem S-R , nosso modo de agir e reagir. O reativo é baseado nos impulsos, tipo lata de refrigerante chacoalhada-explode. O proativo toma decisões baseando-se em valores, pensa antes de agir para as mínimas atitudes.


As pessoas proativas são guiadas por valores, não se importam com as circunstâncias, com as variáveis, escolhem responder aos estímulos externos com base nesses valores e não com base em reações momentâneas, emoções, como raiva, ódio, orgulho, ciúmes.


Não podemos controlar tudo o que nos acontece, mas podemos nos controlar, nos condicionar. A todo momento, posso escolher ser reativo ou proativo. A única coisa que pode impedir meu sucesso sou eu mesmo.


O reativo foge ao negativo, o proativo busca o positivo.


Ser proativo, atrai boas coisas, pessoas, cria um ambiente favorável.


Reativa----------------------Proativa


Vou tentar.......................Vou fazer

É assim que sou................Posso ser melhor que isso

Não posso fazer nada.......Vamos verificar todas as alternativas

Não posso........................Deve haver um modo

Você arruinou meu dia.......Não deixarei que nada me derrube

Espera que algo lhe aconteça...........Toma iniciativa para

Pensa a respeito de barreiras e problemas ..............Pensa a respeito de
soluções e opções

Deixam os outros agirem............Agem


Pessoas Reativas:

- Ofendem-se com facilidade;

- Culpam os outros;

- Arrumam desculpas para jogar a culpa para os outros;

- Ficam bravas e dizem coisas que se arrependem depois;

- Lamentam e reclamam;

- Espera que as coisas lhe aconteçam;

- Mudam somente quando esta é a única opção;

- Perdem o controle de si mesmos;

- Ficam concentrados num único problema e não saem disso, não evoluem.


Pessoas Proativas:

- Pega o problema e usa o pensamento racional para resolve-los;

- Vê as possibilidades;

- Torna-se um agente de mudança;

- Trabalha com o que lhe resta;

- Modifica o ciclo das coisas;

- Sente que pode fazer.


Ser proativo na verdade significam duas coisas:

1) Assumir a responsabilidade por sua vida.

2) Assumir uma postura de “posso fazer”.


George Bernard Shaw: “ Não acredito em circunstâncias, as pessoas estão sempre culpando as circunstâncias; as pessoas que vencem no mundo são aquelas que formam as circunstâncias que querem e que quando não conseguem encontrá-las, fazem-nas.


Quando alguém é rude com você, pressione a tecla 'pause' da sua vida, depois respire fundo e pressione a tecla 'deletar'.


A vida agitada, faz com que reagimos imediatamente por mero hábito, reflexo, se você aprender a dar uma pausa, assumir o controle e pensar a respeito de como responder tomará decisões mais inteligentes.


Não estamos pré destinados a ser assim, temos 4 ferramentas no mínimo pra agirmos diferente:

1) Autoconsciência – posso distanciar de mim mesmo e observar meus pensamentos e minhas ações.

2) Consciência – posso ouvir a minha voz interior para distinguir o certo do errado.

3) Imaginação – posso visualizar novas possibilidades

4) Força de vontade – tenho o poder para escolher, ex.: pensar a respeito de estar jogando a ira em alguém e perceber.

-Comece com o objetivo em mente: controle seu destino ou alguém o fará por você!

-Não é a montanha que conquistamos numa escalada mas a nós mesmos!

-Temos de ter disciplina para administrarmos tudo na vida.

-O orgulho não brota do prazer de se ter algo, mas de se ter mais que o próximo (C.S.Lewis)

-Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.

-Antes de caminhar com os sapatos dos outros, deve-se primeiro tirar os seus.

-Podemos ganhar a discussão hoje mas ao longo do tempo será que lucramos por ter ganhado hoje?

-Escuta tua língua ou se tornará surdo.


O hábito da proatividade foi proposto por Victor Frankl, psiquiatra judeu, sobrevivente da Segunda Guerra. Ele defendia que a liberdade de opção humana é a única coisa que nunca pode ser retirada a menos que a própria pessoa permita que isso aconteça. Seus carrascos podiam controlar completamente a situação e o ambiente, podiam fazer o que quisessem com seu corpo mas ele era dotado de auto consciência e podia atuar como observador de seu próprio destino, sua identidade básica estava intacta e ele podia decidir dentro de si como tudo aquilo iria afetá-lo.


"ENTRE O ESTÍMULO E A RESPOSTA ENCONTRA-SE A LIBERDADE DE ESCOLHA DO SER HUMANO"


Adotar uma postura proativa é muito mais do que simplesmente ter iniciativa, significa acima de tudo reconhecer a própria responsabilidade sobre a própria vida, deixando de culpar terceiros, seja outra pessoa, Deus ou o destino por nossas falhas, omissões, incapacidades.


A palavra responsabilidade -> Respons- abilidade: significa a habilidade para escolher a sua resposta.


Ao falar em proatividade, a reação das pessoas é dizer que não podemos controlar as circunstâncias externas, somos levados pelo rumo da vida e não pela nossa vontade... esses são chamados os reativos... esperam que as coisas aconteçam e então reagem, não conseguem sequer vislumbrar a possibilidade de decidir sobre o próprio destino.

Um planejamento só pode ser levado adiante por uma pessoa proativa, uma pessoa reativa encontra tantos obstáculos no caminho que acaba desistindo antes mesmo de começar a colocar o plano em prática; estes obstáculos podem ser até de um dia chuvoso até uma briga conjugal.


As lentes que filtram a realidade para as pessoas reativas vêem obstáculos onde de as proativas vêem oportunidades.


As pessoas reativas perdem tempo e energia se defendendo e lutando contra coisas das quais não possuem a menor influência enquanto as proativas concentram-se em seus objetivos somente e não desperdiçam os seus recursos tentando mudar pessoas, manipular situações, criar uma realidade externa ilusória.


O problema não é o que acontece, mas como respondemos ao que acontece. O que importa não é o que somos, mas o que fazemos para mudar o que somos.


O que diferencia uma pessoa proativa de uma reativa é a ATITUDE em relação às circunstâncias, pessoas, oportunidades e desafios.


A pessoa proativa sabe que só pode contar consigo mesmo para vencer, o apoio de terceiros é uma conseqüência.


A pessoa reativa espera que terceiros a apóiem antes mesmo de tomar alguma atitude.


Portanto iniciativa não é a única característica das pessoas proativas, acaba sendo mais uma conseqüência do seu modo de ver as coisas e agir em resposta às situações do que a própria definição de proatividade.


Inventário diário:

- O que fiz hoje de bom?

- O que fiz de mau?

- O que fiz para prejudicar o outro?

- Como me sinto?

- Como me pareço?


Perguntas que me levem a ter consciência real de como agi hoje!


Marta Quirino

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Que Não é Amor...



Já se falou tanto em amor, amizade e paixão...


Que tal falarmos do que não é amor?


Se você precisa de alguém para ser feliz,isso não é amor.


É CARÊNCIA.


Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa


para conservar alguém ao seu lado,


mesmo sabendo que não é amado,


e ainda diz que confia nessa pessoa,


mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais,


isso não é amor.


É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.


Se você acredita que "ruim com ela(e), pior sem ela(e)",


e sua vida fica vazia sem essa pessoa;


não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento


que já acabou só porque não tem vida própria


- existe em função do outro -


isso não é amor.


É DEPENDÊNCIA.


Se você acha que o ser amado lhe pertence;


sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo;


não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas,


só para afirmar seu domínio,


isso não é amor.


É EGOÍSMO.


Se você não sente desejo;


não se realiza sexualmente;


prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa,


porém sente algum prazer em estar ao lado dela,


isso não é amor.


É AMIZADE.


Se vocês discutem por qualquer motivo;


morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa;


nem sempre fazem os mesmos planos;


discordam em diversas situações;


não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares,


mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor.


É DESEJO.


Se seu coração palpita mais forte;


o suor torna-se intenso;


sua temperatura sobe e desce vertiginosamente,


apenas em pensar na outra pessoa,


isso não é amor.


É PAIXÃO.


Agora, sabendo o que não é amor,


fica mais fácil analisar,


verificar o que está acontecendo eprocurar resolver a situação.


Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinhoe desejo;


que sinta o mesmo por você,


para que possam construir um relacionamento equilibrado


no qual haja, aí sim, o verdadeiro e eterno amor.


Meu pai disse-me um dia:


"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:


- Um AMIGO, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima,


que você sabe que poderá contar sempre;


que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;


- Uma AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar;


que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;


- Uma PAIXÃO,aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente,


às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.


Mas, se você conseguir reunir essas três pessoas numa só


- pode ter certeza meu filho:


- Você encontrou a felicidade."

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Aos apaixonados

Quando dois corações pulsam no mesmo ritmo,



todo o Universo a sua volta harmoniza-se.



Quando duas almas se encontram e se reconhecem,



o tempo é mera ilusão e todo o sofrimento, pequeno espinho do caminho...



As alegrias simples, transbordam do cálice do amor e os pequenos gestos de carinho,



movimentam turbilhões de sentimentos elevados, que alcançam as esferas sublimes



emocionando até aos anjos.



Esse encontro pode durar um segundo, um mês ou mil anos,



mas será eterno o seu encanto.



E o bem que faz aos dois, multiplica-se para milhões,



pois que funde-se ao amor Divino, objetivo dos objetivos.



Esse encontro pode se dar por um olhar, por carta, telefone, pessoalmente e até telepaticamente...



O que importa, é que as ações, pensamentos e palavras,



ficarão eternizadas ecoando pelo cosmos,



como ondas de rádio a viajar pelo espaço infinito,



semeando vida e amor.