sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ontem, hoje e amanhã





  • Ontem

Em cada semana, há dois dias que não nos devem preocupar, nem nos causar tormento ou medo.

Um é o ontem, com seus erros e inquietações, fraquezas e desvios, sofrimentos e tribulações. Ontem se foi para sempre e já está fora de nosso alcance.

Nem mesmo o poder de todo o ouro do mundo poderia nos devolver o ontem. Não podemos desfazer nada do que fizemos ontem; não podemos apagar nem uma só palavra que dissemos ontem. Ele partiu para não mais voltar.


Amanhã


Outro dia que não nos deve nos preocupar é o amanhã, com suas possíveis adversidades, dificuldades e vicissitudes, suas lisonjeiras promessas ou tristes decepções.


O amanhã está fora de nosso alcance imediato. Amanhã sairá o sol, seja para resplandecer em um céu claro, seja para esconder-se atrás de densas nuvens. Até que isso ocorra, não poderemos dispor do amanhã, pois ele ainda está para nascer.


Hoje

Resta-nos apenas um dia: o hoje. Qualquer pessoa pode enfrentar as batalhas de um só dia e manter-se em paz. Quando somamos os pesos dessas duas eternidades - ontem e amanhã -, estamos na labuta, por isso nos inquietamos.

Não são os fatos de hoje que nos fazem perder a razão e nos precipitam no abismo, mas sim o remorso ou a amargura por algo sucedido ontem e o medo do que ocorrerá amanhã.

Desse modo, vamos nos conformar em viver um dia de cada vez para nos conservar saudáveis e felizes.

Nenhum comentário: