sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Insights


Desacelere. Esqueça os problemas por um segundo. Inspire profundamente. Deixe o olhar se perder no horizonte. Abstraia. Permita que seus pensamentos naveguem sem freios. Abra sua mente para os insights.

Sabe quando aquele problema não sai de sua cabeça e, quanto mais você pensa nele, menos consegue enxergar uma saída? Nesses momentos, já tentou cantar uma música ou assistir a um filme conhecido só para desviar seu foco mental? E reparou que, de repente, quando você está completamente distraído, a solução se apresenta assim, sem mais nem menos? Pois é, isso não é mágica: chama-se insight.

Para a psicologia, insights são eventos psíquicos que correspondem a compreensões, inspirações súbitas sobre qualquer assunto. São importantes para nos fazer lembrar de que nem tudo depende do pensamento racional, objetivo. As soluções surgem de uma organização mais ampla da psique, que inclui o inconsciente e não pode ser controlado ou manipulado.

As religiões ocidentais e orientais também reconhecem o insight, porém, de formas distintas. De modo geral, um insight de conteúdo religioso se apresenta como uma revelação ou inspiração divina. No caso do budismo, está relacionado a um estado de consciência em que o indivíduo percebe com clareza sua fusão com o Universo.

O insight requer uma atitude adequada do consciente em relação ao inconsciente, ou seja, valorizar sonhos, imagens, devaneios – a linguagem simbólica e poética de nosso dia-a-dia. Em vez de subjugar a mente aos rigores do raciocínio lógico, é preciso parar, relaxar, respirar, tornar a abstração um hábito, enfim, deixar “a água do rio” correr naturalmente.

AS RÉDEAS QUE APRISIONAM

Pessoas controladoras têm dificuldade em deixar os pensamentos livres e, portanto, provocar insights. “Quem tem necessidade de controlar tudo e todos tenta, na verdade, se manter afastado da frustração”, afirma o psicólogo Liveraro. A idéia é mais ou menos assim: se tenho tudo sob controle, a possibilidade de algo sair errado ou fora do que espero desejo e idealizo é mínima. Assim, não me frustro e, por conseqüência, não sofro. Além de ser impossível controlar tudo, a preocupação em não falhar nos impede de arriscar, de inovar. Nada flui e acabamos limitando nossa atenção àquilo que queremos controlar. E, quanto mais aprisionada a mente, menos espaço sobra para o insight. Buscar novos caminhos, relaxar, descontrair e, principalmente, ter muito claro que a maioria dos acontecimentos independe completamente de nossa vontade são boas dicas para evitar que o controle nos controle. “Não é a realidade que tem que se adaptar a nós. Nós é que temos de nos adaptar a ela”, lembra o psicólogo. Afinal, o mundo que está aí já existia antes de nós e continuará existindo depois que o deixarmos.

INSIGHTS GENIAIS DA HISTÓRIA

• No verão de 1948, George de Mestral (1907-1990), inventor suíço, passeava pelo campo com seu cão. Quando retornaram, estavam cobertos de carrapicho, uma semente de arbusto que se prende no pêlo de animais e na roupa. Curioso, examinou no microscópio as sementes e percebeu que pequenos ganchos se entrelaçavam com laços no tecido. Com base na observação, desenvolveu um prendedor formado de duas partes: uma superfície com pequenos ganchos rígidos, como o carrapicho, e outra com pequenos laços flexíveis, como o tecido de sua calça. Nascia o velcro.

• No fim do século 19, as irmãs Stéphanie e Caroline Tatin mantinham um hotel, bem em frente à estação de trem, na pequena cidade de Lamotte- Beuvron, na França. Seus hóspedes eram refinados caçadores. Num dia de casa cheia, Stéphanie, distraída, colocou maçãs, açúcar e manteiga para assar. Ao retirar do forno percebeu que havia esquecido a massa. Em um rompante, a jovem teve a idéia de colocar a massa por cima das maçãs e deixou que o doce assasse mais um pouco. E assim foi criada a mais famosa torta da França: a tarte tatin. • Eli Whitney (1765-1825) revolucionou a indústria têxtil ao inventar a descaroçadora de algodão. A máquina automatiza a separação da semente e da fibra, que antes era feita manualmente. Whitney teve o insight para sua máquina vendo um gato retirar penas de dentro de uma gaiola.

ALIMENTOS DA INTUIÇÃO

• Cultive o bom humor e momentos de ócio criativo, de relaxamento e diversão.
• Caminhe na praia e sinta a maresia no rosto. Não pense, contemple.
• Feche os olhos por alguns instantes e ouça o canto dos passarinhos.
• Deixe seus pensamentos se perderem ao mexer na terra, cuidar das plantas e observar os animais.
• Rituais, orações e meditações nos conectam com nosso interior e ajudam a conquistar o silêncio necessário para “ouvir” os insights.

Nenhum comentário: