domingo, 20 de julho de 2008

Como você serve seu café?


-bule ou garrafa térmica?
-puro, com açúcar ou adoçante, canela ou leite?
-xícara ou copo, porcelana ou descartável?
-com biscoitos ou nada?

Como você vai colocar seus dons, talentos e habilidades ao serviço do mundo? Como você vai servir a humanidade? Vai disponibilizar seus conhecimentos gratuitamente em serviços voluntários? Vai partir para lugares longínquos e dedicar sua vida inteira ao serviço dos necessitados? Vai trabalhar no anonimato? Ou recorrerá a mídia para procurar apoio às suas causas, talvez?

Trata-se de contribuir. Servir. Fazer do mundo um lugar melhor e servir à humanidade através dos nossos dons e talentos.

Bahá’u’llá (Fundador da Fé Bahá’í) nos diz que
“...O mérito do homem repousa no serviço e na virtude e não na ostentação de riqueza e bens”. E ainda afirma que “...é o homem aquele que se dedica hoje ao serviço da humanidade inteira."

Qualquer que seja a abordagem, estou falando em deixar um Legado, prova incontestável de que estivemos aqui e vivemos a nossa vida até o fim, que cumprimos o nosso Propósito, afinal de contas, não estamos neste mundo “só por estar”, “à toa”, temos um Propósito que vai bem mais além do que viver a vida e só. Já se perguntou isso? Como estou vivendo a minha vida? Eu trabalho, estudo, tenho uma família, amigos, um companheiro (a) que amo, saio para me divertir mas, será que a vida é só isso mesmo? Será que não estamos aqui para fazer bem mais do que fazemos e que muitas vezes o que fazemos é tão pouco?

Às vezes você não acha que sua vida está supérflua? Sem sentido? Sem gosto? Sem aroma? Que faz o que faz de qualquer jeito ou de um jeito automático de tanto que está acostumado? Tipo, casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa-balada-casa ou casa-balada-casa, qualquer que seja seu modo de viver a vida você não acha que estar neste mundo tem um propósito maior? Afinal, tudo que há na terra tem um propósito não? E tudo que o homem criou ou cria é baseado num propósito seja ele para o bem ou para o mal. Será possível que tudo que seja criado para evoluir e se desenvolver através dos tempos, tem em vista esta pequena finalidade - uns poucos anos de vida do homem na terra? Não é inconcebível que isto seja o objetivo final da existência não é?

Quem sabe a chave não está em servir? Servir ao seu próximo! Mas não é servir de qualquer jeito, é assumir a responsabilidade de servir certo, com todo o seu amor e sua alma.

Por isso, pense: Se você não servir o café, ninguém o beberá. Se você não puser seus dons e talentos ao serviço dos demais, de que adiantará ficar unicamente com você tudo o que és capaz de servir em prol dos outros? Do que adiantou sacrificar a sua vida inteira obtendo conhecimentos, experiências e etc., se não compartilhar todo essa carga de conhecimentos. Tudo não será em vão?




Bahá’u’lláh nos esclarece que “o universo não teria finalidade se fosse privado da existência do homem, pois o objetivo da sua existência é a manifestação das perfeições de Deus”.

Ao servir o seu café... pense nisso!

Nenhum comentário: