quarta-feira, 30 de julho de 2008

A coragem de dar o primeiro passo...

Se você tentar mudar a sua vida inteira em um dia, as chances de sucesso serão pequenas. Só de pensar nos esforços necessários, você pode ficar paralisado. Porém, você pode até estar estressado e infeliz a respeito do curso da sua vida, mas continua na mesma direção desfrutando da sua zona de conforto.

Muitas vezes o que nos faz não tomar coragem para dar o primeiro passo é o “medo”. Podemos até conhecer os meandros do caminho. Embora sejam desconfortáveis, pelo menos são familiares. Mas, se mudarmos, haverá uma chance de o desconhecido ser ainda pior do que a sua situação atual. O inimigo que você conhece (“medo”) parece menos amedrontador do que o inimigo desconhecido.

Outra razão também comum para a falta de coragem é que elas se sentem sobrecarregadas pela quantidade de trabalho que será necessário. A falta de procura por caminhos alternativos acabam minando a sua coragem e uma pequena mudança, por menor que seja, pode trazer oportunidades inimagináveis.

Psicólogos afirmam que pessoas que começam novos projetos são mais saudáveis e felizes do que aquelas que permanecem sem mudar. Por isso, temos que tomar coragem e tentar fazer pequenas mudanças a cada dia em nossa vida. Pegar uma rua diferente para ir ao mercado, desligar a televisão por uma noite, sorrir para alguém que você não conhece. Esses são pequenos passos para mudar.

A maioria das pessoas estão acostumadas a percorrer a trilha do ganhar e gastar. Tempo é dinheiro. Lêem enquanto comem, vêem televisão enquanto estudam e pensam sobre os seus problemas enquanto dirigem carro. Não é de admirar que estejam tão estressadas e deprimidas.

Mas já é conhecido que viver desta forma não dá. Então, o que você pode fazer para mudar e colocar a sua mente totalmente voltada para um instante de sua vida?

Será que vale a pena sermos eficientes em tudo o que fazemos? O tempo todo? Com todos? Ah, jogue a eficiência pela janela, tome algumas inspirações profundas e relaxantes e entre no momento aproveitando para sentir as sensações em você mesmo, em cada parte do seu corpo, desacelere e saboreie a essência da vida, da sua vida.

A vida não é aquilo que acontece, quando a casa está arrumada, você entrou de férias, o trabalho está pronto, posso folgar um dia.

A vida acontece agora, um momento após o outro. Quando você está neste momento, a eficiência cuida de si mesma, o tempo parece correr menos e a vida é novamente um prazer.

Então, preste atenção na maneira como você realiza as tarefas que formam o seu dia. Leve alguns minutos para provar o que você come, mastigue mais lentamente para extrair aquele sabor extra de cada pedaço. Mesmo que leve mais alguns segundos ou minutos para fazer algo com atenção, terá realizado mais quando relaxar e aproveitar cada tarefa. E isso já vale a pensa para tomar coragem e fazer as coisas de um modo diferente do habitual.

Nenhum comentário: